Operação Nordeste-Sul - 2009

Serra Redonda_51

O município de Serra Redonda (Paraíba) receberá no dia 17/07/2009 a equipe do projeto de extensão “Bem-Estar e Cidadania: Significados e Práticas”, o qual foi selecionado para participar da Operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon. É a segunda vez que a Universidade Federal do Pará (UFPA) participa do Projeto Rondon por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Gerar Nascer e Crescer Saudável (GEPIGENCS), coordenado pela professora Iêda Maria Louzada Guedes, do Instituto de Ciências Biológicas.

A equipe é formada por seis alunos da Graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social e Nutrição da UFPA e atuará em Serra Redonda, com ações voltadas, principalmente, para as áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e assistência social na região. Minicursos, oficinas, palestras e fóruns de discussão serão alguns meios para que servidores públicos, conselheiros municipais, profissionais de programas de assistência social, professores da rede pública e a população em geral se capacitem e promovam o desenvolvimento da cidade.

Após o retorno da equipe, programado para dia 2 de agosto, será feito um relatório acerca das atividades desenvolvidas no município. Esse relatório será enviado para a Coordenação Geral do Projeto Rondon e servirá como parâmetro para medidas tomadas pelo Ministério da Defesa no que diz respeito a melhorias dos problemas verificados pelo Projeto de Extensão.

Iêda Guedes coordena mais cinco projetos dentro do GEPIGENCS e afirma que todos eles, assim como todos os projetos de extensão da Universidade, são necessários para a sociedade que vive além dos limites dos laboratórios e das salas de aula. A pesquisadora revela também que, além das orientações preventivas, é preciso promover ações que possibilitem mais assistência à população. “Não adianta chegar a uma comunidade promovendo educação preventiva para as crianças a respeito da saúde bucal se a maioria delas já possui cáries em todos os dentes”, comenta a professora acerca de uma ação promovida pelo seu Grupo na comunidade de Ilha Grande (Pará).

Nessa perspectiva, a coordenadora do Grupo almeja firmar uma parceria entre o Projeto Rondon e a UFPA, para que a próxima Operação aconteça na Região Norte e que ambos atuem em prol do desenvolvimento das populações ribeirinhas, principalmente, das que residem na Ilha do Marajó, possuidoras dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do país. Entre os possíveis projetos para compor essa parceria, está o Programa Campus Flutuante, que, durante o período de 5 a 8 de agosto, integrará o evento anual promovido pelo Projeto "O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense" (IFNOPAP), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA.
A coordenadora do Campus Flutuante,  professora Maria do Socorro Simões, do ILC, e a professora  Iêda Guedes aguardam a vinda da Coordenadoria do Projeto Rondon para o evento em agosto, de modo que a parceria seja encaminhada. “Um laço entre a UFPA e o Projeto Rondon será de extrema importância para os pesquisadores e os alunos promoverem ações preventivas e, principalmente, darem assistência às comunidades ribeirinhas. Além disso, o nosso objetivo é sinalizar os agraves existentes nas Ilhas, para que o Estado também atue no desenvolvimento dessas regiões”, esclarece Iêda Guedes.

• Serra Redonda_52
  • Serra Redonda_70