Operação Centro-Nordeste - 2010

Cachoeira Alta_99

A UFPA participará desta Operação por meio do projeto de extensão "Significados e práticas para o bem-estar e cidadania", coordenado pela professora Iêda Maria Louzada Guedes e pelo professor Edmar Tavares da Costa, ambos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Gerido pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon, por meio de suas operações, visa à integração social entre estudantes universitários e comunidades carentes de diversas regiões do País, no intuito de buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades e ampliem o bem-estar da população. Na Operação Centro-Nordeste 2010, os alunos selecionados da UFPA irão atuar em Goiás, no município de Cachoeira Alta, no período de 22 de janeiro a 07 de fevereiro de 2010.

“Entre as principais problemáticas diagnosticadas em Cachoeira Alta, está a violência contra crianças, principalmente a pedofilia, que atinge índices alarmantes segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, esclarece a professora Iêda Guedes acerca de sua viagem precursora no município para ajustar as ações a serem realizadas, adequando-as às reais necessidades da cidade. De um modo geral, as ações envolvem a capacitação de agentes multiplicadores, tais como professores, profissionais de saúde, servidores públicos, conselheiros municipais e a população em geral, principalmente, os adolescentes e as mulheres.

Dessa forma, os alunos selecionados (6 no total) atuarão em atividades e ações extensionistas nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. E para atender a essas áreas, as inscrições são voltadas para alunos de graduação dos cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Biologia, Nutrição, Educação Física, Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Letras e Direito.

• Cachoeira Alta_101
  • Cachoeira Alta_75